Frente Parlamentar Estadual da Coleta Seletiva
Coordenação: Deputado João Antonio (PT)
Assembléia Legislativa de São Paulo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio + 20

20/06/2012 09:00

Norma facilita certificação de sistemas de gestão ambiental


CNO Rio+20
Diretrizes que orientam empresários para o cumprimento de exigências ambientais será lançada nesta terça-feira no Espaço Sebrae de Educação
Para facilitar a certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) das micro e pequenas empresas (MPE), o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançam nesta terça-feira (19) a ABNT NBR ISO 14005. A norma orienta os empreendimentos durante o processo de implementação dos requisitos previstos na ABNT NBRISO 14001.

O documento foi lançado no Espaço Sebrae de Educação, localizado no Parque do Flamengo, durante a Rio+20. A elaboração dessa ferramenta, que entrou em vigor em 16 de junho, contou com a participação de empresários apoiados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A norma 14005 também orienta as empresas a utilizarem indicadores de desempenho ambiental, o que possibilitará a mensuração gradativa dos resultados da implantação do SGA nos empreendimentos.

Apesar de não ser obrigatória, a adesão às normas técnicas traz para as empresas vantagens competitivas no mercado, devido à preferência dos compradores por fornecedores que adotam práticas de gestão ambiental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário