Frente Parlamentar Estadual da Coleta Seletiva
Coordenação: Deputado João Antonio (PT)
Assembléia Legislativa de São Paulo

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ONU elege 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas




Por que um ano para homenagear o cooperativismo? Quais os benefícios que as cooperativas geram para a economia? É possível pensar no cooperativismo como um pilar para o desenvolvimento sustentável? Com a palavra, o represente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Hélder Muteia:

O que levou a ONU a declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas?
Muitas vezes, as Nações Unidas assinalam um dia, ou um ano inteiro, para uma reflexão profunda sobre um tema ou uma realidade específica. O cooperativismo já merecia um reconhecimento desse nível. Por isso, a Assembléia das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. É uma forma de atrair a atenção para a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico da humanidade, principalmente no que diz respeito ao combate à pobreza, à geração de postos de trabalho e à integração social.

Em que medida a escolha de um tema para o ano ajuda a fomentar as discussões a seu respeito?
O tema escolhido para o ano é “Empresas cooperativas ajudam a construir um mundo melhor”, como uma forma de captar a importância das cooperativas no desenvolvimento da humanidade e o seu caráter universal. Elas se aplicam a todas as realidades e contextos no mundo. Por essa razão, o tema suscita muito interesse e as pessoas terão neste ano a oportunidade de olhar a sua volta e constatar quão presentes as cooperativas estão no nosso dia a dia, produzindo bens materiais e serviços de valor inestimável. O mundo poderá também tomar consciência da inquestionável natureza social do ser humano. De que não vivemos de forma isolada. Que nos conectamos em laços múltiplos, incluindo aqueles que nos permitem produzir de forma organizada e coletiva.



materia do instituto Cempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário